Fixo (11) 5541 9891 Whatsapp e Vivo (11) 9 4467 7459 tratamentodrogasalcool@gmail.com
tratamento dependentes quimicos

Tratamento para dependentes químicos

No tratamento para dependentes químicos utilizamos uma metodologia terapêutica que combina várias atividades interdisciplinares. Os pacientes são únicos e individuais, cada um possui necessidades específicas e não existe um método único que seja eficiente para todos.

Nossa abordagem terapêutica considera a experiência e o padrão de uso de drogas do paciente. Além disso, consideramos os elementos físicos e clínicos, aspectos psicológicos e finalmente as influencias ambientais e sociais que atuam provocando o uso, abuso e dependência de álcool e drogas.

Os profissionais envolvidos no tratamento para dependentes químicos

O Psicólogo

Os atendimentos psicológicos individuais ou em grupos colaboram para o paciente aprender a solucionar problemas, enfrentar as adversidades do dia a dia e conviver melhor com as circunstâncias do mundo. Facilitam a eliminação dos acontecimentos que trazem sofrimentos, frustrações e angustias. O paciente fica mais preparado para as relações interpessoais a medida que aumenta seu autoconhecimento.

O Psiquiatra

Os atendimentos Psiquiátricos avaliam a necessidade de alguma medicação pontual para minimizar o sofrimento e desconforto que ocorrem durante a síndrome de abstinência.

O psiquiatra estabelece o diagnóstico de dependência química ou alcoólica e de possíveis transtornos mentais ou psicopatologias que podem estar associadas ao abuso de álcool e drogas.

O uso de medicação também poderá ocorrer sempre que for diagnosticado um outro transtorno como depressão, ansiedade, bipolaridade, esquizofrenia e outros. Nesses casos a medicação será necessária para o tratamento da outra psicopatologia coexistente.

Os Terapeutas – Formação técnica em dependência química e alcoolismo

Os terapeutas aplicam a programação dos 12 passos de Alcoólicos e Narcóticos Anônimos. Facilitam e conduzem os grupos terapêuticos, reuniões de T.R.E e T.C.C, as atividades temáticas e as partilhas de sentimentos. Acompanham os pacientes diariamente, orientando e aconselhando durante o tratamento.

Os terapeutas são os profissionais que mantem a motivação dos pacientes durante o tratamento, além de auxilia-los em busca do prazer em outras atividades que não estejam associadas ao uso de Álcool e outras drogas.

Palestrantes – Especialistas em dependência química e alcoolismo

Disponibilizam informações estatísticas e técnicas para a compreensão do modelo de entendimento Biopsicossocial das dependências como doenças.

As palestras abordam os elementos variáveis que atuam como causas do transtorno. Esclarecem e informam sobre os efeitos e as consequências do uso e abuso de álcool e drogas. Conscientizam os pacientes sobre os diversos modelos e abordagens terapêuticas possíveis para o acompanhamento pós tratamento.

Enfermeiro

Profissional que realiza anamnese clínica inaugural, avaliações clínicas periódicas e administração de medicamentos.

Equipe de apoio

A clinicas de recuperação para dependentes químicos e alcoólatras possuem equipe de apoio para garantir um ambiente humanizado e segurança 24 horas. Nossa equipe de apoio é formada por um coordenador de unidade, monitores, seguranças 24 horas, nutricionista e cozinheiro.

Duração da internação para dependentes químicos:

O tempo de tratamento deverá respeitar as limitações e necessidades de cada paciente. Estudos indicam que o prognóstico melhora após 3 meses de internação.

clinicas de recuperação

GRUPO REABILITAR 

FIXO: (11) 5541 9891 – WHATSAPP Vivo: (11) 9 4467 7459